Jogos Mundiais Militares

Em Julho de 2011, o Rio de Janeiro sediou o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil: os Jogos Mundiais Militares. Foram cerca de 8 mil participantes, sendo aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países. 

Durante os Jogos, nós ficamos responsáveis por fornecer toda a infraestrutura de comunicação do evento, com contratação de mais de 150 pessoas. Realizamos também o gerenciamento de áreas estratégicas para os jogos – logística, segurança, divulgação e atendimento médico – integrando toda infraestrutura de comando e controle.

Para isso, foi necessária a montagem de 30 unidades, chamadas Centros Integrados, com mais 24 derivações delas (centros com menos recursos, mas interligados aos centros integrados), instalados em todas as arenas esportivas, que concentravam informações e integravam dispositivos periféricos, como câmeras, telas de TV e sinal de áudio. 

O projeto compreendeu a instalação de câmeras IP e o seu monitoramento nos Centros de Comando e Controle, onde integramos desde a sua montagem até o fornecimento de mão-de-obra técnica para suporte da infraestrutura 24×7. A comunicação integrada de diversos sistemas (móvel, fixo, rádios e alarmes) e  de diversos agentes (Polícia, Bombeiros, Rede de Saúde etc) para resposta a incidentes em tempo real, também ficou sob nossa gestão.  

Para entregar os jogos atuando em todas essas frentes, trabalhamos desde o planejamento da infraestrutura, passando pelo apoio à implantação, testes de funcionamento e performance, suporte, fornecimento de estrutura física e desmontagem após o término da competição.