Que coletar dados é importante para gerir bem o seu negócio você já sabe. Mas conseguir de fato manusear bem esses dados, gerenciar coleta, análise, interpretação e extrair os melhores insights para a tomada de decisões da sua empresa, é mais complexo do que se imagina.

Com Business Intelligence, coletamos, tratamos, analisamos, compartilhamos e monitoramos informações utilizadas para a gestão de negócios. Todas essas tarefas são possíveis a partir de um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos de fontes variadas em informações significativas e úteis, que vão te servir para escolher sempre o melhor caminho. Seja nas finanças, vendas, estratégias de comunicação, desenvolvimentos de ofertas e muito mais!

As técnicas suportam uma grande variedade de dados estruturados e desestruturados para auxiliar na identificação e no desenvolvimento de estratégias de negócio, fornecendo as informações relevantes de forma analítica e interativa, garantindo maior vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo.

Veja só como funciona o processo de disponibilização de informações no modelo de Business Intelligence da Yssy:

  • Mobilização das partes interessadas (Stakeholders)

Identificação das partes interessadas do processo de BI. Nesta fase, são identificados os principais beneficiados da solução além de adquirir o apoio da alta gestão. Durante este trabalho são promovidas discussões sobre os assuntos gerenciais através de indicadores.

  • Levantamento das necessidades informacionais

Nesta fase são listados as necessidades que os gestores possuem, através de rodadas interativas com os usuários e patrocinadores do projeto. Nestas rodadas são feitas entrevistas para levantar os principais anseios dos gestores, que partem do seguinte questionamento: “Quais informações preciso para tomar decisões mais efetivas?”. Após este trabalho é gerado uma matriz com a relação completa das necessidades da organização.

Uma atividade importante nesta fase é identificar os principais indicadores de performance (KPIs). Estes indicadores serão exibidos em dashboards executivos. O dashboard executivo é uma ferramenta indispensável para auxiliar a tomada de decisão e o direcionamento do negócio. Através do dashboard executivo é possível identificar e criar estratégias e direcioná-las para que as áreas gestoras e operacionais específicas de cada unidade de negócio a executem.

  • Mapeamento das fontes de dados

Nesta fase são analisadas fontes de informação de vários formatos e locais que possam ter relação com a matriz de necessidades. São analisados bancos de dados, planilhas, arquivos texto, qualquer fonte de informação relacionada. Ao identificar as fontes relevantes, é feito o mapeamento estruturado das informações, preparando a estratégia de acesso e extração das informações para a construção da solução.

  • Construção da solução de BI

Nesta fase são elaborados os modelos de dados, processo de ETL (Extração, transformação e carga dos dados), criação e alimentação da base consolidada (Data Warehouse). Esta costuma ser a atividade de maior esforço em todo o processo, pois envolve em sua totalidade atividades técnicas de comunicação, segurança, elaboração de queries, qualidade e construção de estruturas de dados, visões, indicadores e os dashboards.

  • Disponibilização de dashboards, relatórios e plataforma analítica aos usuários

Nesta fase é disponibilizado o uso da solução para os usuários finais (gestores e/ou analistas). Neste momento são executadas atividades como capacitação dos usuários, conscientização do uso correto da informação e definição dos níveis de permissão. Após a disponibilização aos usuários, existe um trabalho de acompanhamento contínuo do ambiente e seu aprimoramento, além de construção de novas visões dentro do ambiente conforme outras necessidades vão surgindo.

Algumas das ferramentas utilizadas por nossas equipes para disponibilizar os projetos de Business Intelligence e Analytics, incluindo soluções para cenários mais elaborados, utilizam outras plataformas para o desenvolvimento de painéis e relatórios sob medida para o negócio. Fale com a gente para entendermos qual estrutura te atende melhor!