DimRouting – Solução de geoprocessamento

Desenvolver sistemas é sobre entender necessidades específicas e criar uma solução personalizada.

Em Sistemas Especialistas, criamos uma solução de geoprocessamento para atender a uma demanda do mercado logístico, onde é possível planejar rotas de entregas e visitas, considerando jornadas de trabalho, peso de carga, cubagem e regras de recorrência para a visitação. A solução também pode ser utilizada para calcular custos logísticos e definir orçamentos.

Outro exemplo de aplicação do sistema é no mercado de trademarketing, onde a empresa recebeu uma solução capaz de integrar e importar informações sobre agentes de campo e as praças de visitação, gerando calendários de planejamento de roteiros de visitas. Neste segmento o trabalho era manual e consumia muitas horas da equipe de backoffice. Ou seja reduzimos tempo e custos com a tecnologia. Um extra da solução incluiu um aplicativo móvel responsável pelo check-in e check-out dos visitadores, coletando dados para garantir a assiduidade das visitas e monitoramento da operação logística.

Outros mercados podem ser contemplados pela solução, com as adaptações necessárias que podemos desenvolver dentro de casa. A arquitetura da solução já foi ampliada para atender a vários segmentos em um ambiente 100% cloud, administrado pela nossa equipe. Já temos em portfólio aplicações para logística, homecare, empresas do ramo alimentício, financeiro, entre outros.

A solução foi desenvolvida utilizando ASP.NET como plataforma Web, linguagem Java para a plataforma móvel e banco de dados Microsoft SQL Server.

Sistema de emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas

O mercado financeiro é naturalmente sobrecarregado de tarefas repetitivas e enormes controles. Certa vez, uma empresa contábil buscava uma solução de mercado para otimizar esforços de emissão de notas fiscais para dar conta de sua movimentação mensal de milhares de emissões e centenas de clientes prestadores de serviço. O cenário continha mais um agravante que resultava em muito trabalho: algumas prefeituras, como a Prefeitura da Cidade de São Paulo, possuem uma limitação em seus canais de comunicação B2B quanto a contadores mediante procuração emitirem notas em nome dos seus clientes. Logo, nosso cliente tinha mais esse problema para gerenciar seu volume.

Foi desenvolvida então, uma solução que emite notas fiscais tanto pelo próprio contribuinte quanto por seu contador, através de comunicações B2B variadas e também através de Web-Driving – robôs que navegam em sites e interagem com as páginas apresentadas em navegadores-, ampliando a quantidade de prefeituras e plataformas de emissão de notas fiscais compatíveis com a ferramenta. A tecnologia acompanha um aplicativo móvel para que o próprio cliente da empresa possa emitir notas fiscais através da plataforma. Resultado: redução de recursos físicos, humanos, custos e tempo.

A solução foi desenvolvida utilizando Node.js/Linux como plataforma Web e C#.Net como plataforma de Web-Driving.

Sistema de prestação de contas do Instituto Florestal de SP

Lidar com sistemas burocráticos pode ser massante, mas é sempre essencial. Para atender uma demanda do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, desenvolvemos um sistema integrador que coleta informações para realizar a prestação de informações.

Neste trabalho, foi automatizada a geração de arquivos para envio ao sistema AUDESP Fase III – Atos de Pessoal com o trabalho de análise dos bancos de dados do instituto para o desenvolvimento do sistema. No início do levantamento, verificamos que as fontes de dados não possuíam documentação suficiente para uma rápida implementação do processo de integração. A partir deste ponto, foi feito um trabalho de mapeamento em conjunto com a equipe do cliente que resultou em uma ferramenta estável e monitorável.

O mecanismo garantiu a extração de informações destinadas à prestação de contas relativas a Atos Normativos Cargos, Funções, Quadro de Pessoal, Agentes Públicos, Lotações de Agentes Públicos de forma automática consumindo informações de vários sistemas e fontes de dados distintas.

Foi desenvolvido em C# e consumia informações de bancos de dados SQL e Oracle.

SGI – Sistema de Gestão da Informação

A SGI é uma ferramenta para governança de dados usada no gerenciamento e inventário de fontes de informação disponíveis no ambiente de empresas e unidades de negócio. Ela foi criada através de uma necessidade de um grande cliente do mercado financeiro e auxilia no controle das fontes e acesso aos dados corporativos e departamentais.

Utilizando como referência o conceito de planos de ação 5W1H, desenvolvemos uma solução web que permite a administração e a consulta de todas as fontes de informação mapeadas (bancos de dados, visões, planilhas, arquivos texto, consultas, datawharehouses, etc). Com o apoio dos gestores do cliente em questão, chegamos a solução mais completa e adequada, que ainda é usada para controlar as solicitações e as revogações de acesso a fontes de informação, antes de ser encaminhada para a equipe central de TI corporativo. Podemos replicar esse estilo de atendimento à duas mãos em qualquer cliente.

Foi desenvolvido em C#/ASP.Net e armazenava as informações em um banco de dados SQL, com excel conectado e PowerBI como apoio analítico e relatórios.