O que é MSSP? Saiba como atua e os benefícios para segurança

mssp para empresas

Proteger os sistemas de ciberataques é uma das maiores preocupações das empresas na atualidade, e é nesse cenário que surgem os Provedores de Serviços Gerenciados de Segurança ou MSSP.

Isso porque não basta mais instalar um antivírus nos dispositivos: as ameaças digitais são cada vez mais especializadas. A exemplo, no Brasil até mesmo o Ministério da Saúde já sofreu investidas criminosas bem-sucedidas.

Pensando nisso, como o que é um serviço gerenciado de segurança e como ele poderia evitar este e outros casos? Bem, separamos um conteúdo completo para você compreender melhor este tópico, acompanhe!

Afinal, o que é um MSSP?

Managed Security Services Provider ou MSSP são empresas com serviços que gerenciam as atividades de segurança para outros negócios.

Assim, partindo de Serviços Gerenciados de Segurança, uma organização se dedica exclusivamente à prevenção e combate de ameaças cibernéticas.

Um serviço como este se prende a todo o processo de defesa, em um nível mais especializado. Dessa maneira, torna-se mais simples estar atualizado quanto a novos exploits ou outras brechas de segurança.

Com o enfoque em monitorar, oferecer uma resposta ágil e gerenciar a segurança da informação, contratar MSSP é extremamente útil para empresas sem equipes próprias de segurança da informação, já que a fornecedora se encarrega da gestão de segurança.

Quais são os serviços de segurança gerenciada?

Mas, afinal, quais os principais serviços oferecidos por organizações para a melhoria dos níveis de proteção da empresa? Na verdade, eles são divididos em dois grupos para que os sistemas estejam seguros:

MSS (serviços gerenciados de segurança)

São os serviços propriamente oferecidos pelas MSSPs. Eles abrangem diversas áreas da segurança cibernética, como:

  • Log de eventos;
  • Gerenciamento de ativos;
  • Relatórios para compliance;
  • Contenção de incidentes;
  • Entre outros.

MDR (serviços gerenciados de detecção e resposta)

O Managed Detection and Response (MDR) também é um conjunto de serviços de segurança oferecido por empresas, e os serviços oferecidos por esse sistema são, em geral, os mesmos do MSS, com abordagens um pouco diferentes.

Muitas vezes, o MDR possui uma participação ativa quanto ao combate contra ameaças. A exemplo, os serviços oferecidos por esses serviços são, muitas das vezes, baseados em inteligência artificial.

MDR vs MSS: entenda as diferenças

Tendo entendido o que é MSSP, MDR e MSS, vamos salientar que a principal diferença entre eles está na participação do usuário com os processos.

Enquanto nos MSS a empresa fornecedora passa a cuidar das ferramentas e segurança, nos MDRs o processo é mais automatizado. Além disso, a utilização do MDR é mais avançada, geralmente recomendada para empresas de maior porte.

Também é importante ressaltar que os serviços MDR funcionam 24 horas por dia, respondendo a incidentes de forma quase instantânea.

Enquanto isso, soluções relacionadas ao MSS apresentam um monitoramento limitado e não respondem a todos os incidentes.

Ainda assim, vale lembrar que o MSS é um conjunto de serviços. Por este motivo, é possível associá-lo a outras soluções para complementar a segurança cibernética da empresa.

Confira também: Sistema de prevenção e intrusão IPS e de detecção de invasões

Desafios de segurança do MSSP

Mas, afinal, com um conjunto de serviços de MSSP, quais os principais enfoques no momento de garantir a segurança da organização? Bem, é fundamental primeiramente avaliar as necessidades de segurança contra invasões hoje.

Você sabia que os danos causados por ransomware podem chegar a U$265 bilhões até 2031? Este foi o estudo desenvolvido pela Cibersecurity, que simplesmente destaca a imensa necessidade de monitorar e bloquear invasões antes de perder dados.

ataque ransomware como evitar

Isso porque os ataques envolvendo roubo de dados geralmente se aproveitam de falhas no sistema para realizar invasões.

Essas falhas, por sua vez, precisam ser encontradas e corrigidas antes que isso ocorra. Pensando nisso, acompanhe, a seguir, as principais dificuldades do MSSP no momento de promover proteção às empresas.

Garantir visibilidade

Os ataques não podem ocorrer do nada. Muitas vezes, eles ocorrem a partir de brechas e conseguem acessar informações sem sequer serem notados.

A visibilidade garante que não existirão calcanhares de aquiles nos dispositivos da organização. Dessa maneira, com um monitoramento, identificação e resposta ágeis, o sistema busca visualizar por completo todas as irregularidades do sistema.

No entanto, a principal problemática para o MSSP é que ele precisa ser implementado de ponta a ponta.

Do contrário, quando um ataque é feito em um dispositivo sem o serviço, o usuário não pode ser notificado e por vezes não há tempo de agir.

Assim, a empresa deve oferecer um sistema que permita a visualização em tempo real das condições de segurança.

Devido ao número de clientes, o ideal é que isso seja disponibilizado em um sistema próprio e identificável, portanto, é uma tarefa desafiadora.

Na realidade, como “o que os olhos não vêem o coração não sente”, ataques não identificados precocemente também podem comprometer a totalmente a segurança de dados.

Quando esse problema ocasiona impactos negativos e a empresa o identifica tardiamente, a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) pode ter sido violada, levando a organização a diversos problemas jurídicos.

Assim, a garantia de visibilidade é uma grande preocupação para as empresas. Com identificação e monitoramento adequados, os ataques podem ser impedidos facilmente, antes dos impactos negativos.

Eficiência da operação

Não adianta ter as melhores ferramentas em mãos se elas atuarem de forma desordenada e não em favor da segurança da informação.

Assim, um dos desafios do MSSP é justamente manter o sistema funcional quando tratamos de sincronia das ferramentas.

Além disso, a automação de alguns processos também precisa ser empregada em diversas atividades dos sistemas.

Tornar estes dois pilares funcionais em conjunto é uma tarefa difícil ao fornecedor, já que a empresa nem sempre possui uma arquitetura de acordo.

Variedade dos serviços de segurança

Embora seja necessário oferecer serviços que se complementam no negócio, a variedade nem sempre é a mesma para todos os MSSPs.

Ao fornecedor, quanto menos opções de segurança forem oferecidas, especialmente em pacotes fechados, mais simples é a gestão.

Por outro lado, as empresas possuem necessidades diferentes de proteção. O resultado é que, em alguns casos, o sistema nem sempre preenche todos os pontos de atenção da organização.

Dessa maneira, é fundamental buscar um MSSP que atinja um equilíbrio entre a diversidade de serviços, qualidade e valor.

visibilidade no serviço mssp

Threat Intelligence

O que é MSSP se não a garantia de segurança, monitoramento e análise, não é? Por isso, o Threat Intelligence é um serviço de análise de dados que parte dos serviços de proteção, precisando de profissionais que extraiam insights.

O processo é importante para que as invasões sejam evitadas e identificadas de forma ágil. Por outro lado, é preciso contar com a integração adequada entre as ferramentas e análises feitas por especialistas.

Leia também: Gerenciamento de serviços de TI: o que é, como e por que fazer!

Por que contratar um Provedor de Serviços de Segurança Gerenciados?

A contratação de um provedor de serviços de segurança, fornece um alto nível de especialização na área e um vasto conjunto de serviços.

Além disso, a redução de custos é um dos pontos principais pela escolha das empresas por este sistema.

Quando os serviços gerenciados são explorados, a empresa também não precisa perder tempo com falhas técnicas e manutenção de equipamentos. Abaixo, explicamos um pouco melhor os motivos para a contratação do sistema:

Eficiência na resposta a incidentes

Resposta é simplesmente a principal defesa das empresas contra os ataques cibernéticos. Isso ocorre porque muitos ataques já são documentados e podem apresentar bloqueios instantâneos com as ferramentas adequadas.

Com isso, antes que os ataques sejam efetivados, os sistemas agem em favor da proteção. Por outro lado, o processo é muito mais lento quando as equipes internas das empresas precisam lidar com esse processo.

Como as soluções de fornecedores são continuamente melhoradas, estudadas e atualizadas, a resposta se torna muito mais efetiva.

Isso acontece porque o serviço está sendo gerenciado em tempo real, por uma organização especializada no assunto, não somente a equipe interna de TI.

Redução de riscos

Você conta com toda a infraestrutura necessária para diminuir e lidar com riscos de maneira eficiente.

Outra vantagem grande oferecida pelas MSSPs envolve o SLA ou Acordo de Nível de Serviço, pois possibilita que as empresas contratem os serviços que mais fazem sentido ao negócio.

Confira também: O que é modelo Zero Trust na Cibersegurança e como implementá-lo?

Maior produtividade

Sem dúvidas, o aumento da produtividade das equipes é notável quando falamos de serviços gerenciados.

Com as ferramentas adequadas e especialistas trabalhando em favor da segurança, sem dúvidas as equipes podem aproveitar melhor seu tempo para investir nos demais processos.

Monitoramento em tempo real

Um monitoramento de 24 horas por dia é extremamente vantajoso quando olhamos para a segurança da informação.

Quanto antes uma ameaça é detectada, antes pode ser combatida. Dessa maneira, o monitoramento oferecido por MSSP é uma das principais vantagens para as empresas que não podem dedicar tempo inteiramente a isso.

O que avaliar em uma empresa de Serviços Gerenciados de Segurança?

Ao buscar um MSSP, a empresa pode considerar os seguintes aspectos em sua escolha:

Nível de resposta a incidentes

Avalie se o MSSP em questão investe em um bom nível de resposta e combate a ameaças. Como esta é a principal vantagem do sistema, busque conhecer as ferramentas de resposta a incidentes oferecidas pela organização.

identificação de falhas de segurança

Atualizações de novas ameaças e ataques

Outro ponto fundamental na segurança cibernética é a avaliação de mudanças no cenário de ataques contra as organizações. Sem isso, as necessidades do negócio podem não ser supridas, comprometendo a qualidade dos serviços.

Gerenciamento de ferramentas

Trata-se de um grande desafio para as fornecedoras e uma necessidade das empresas que adotam o sistema, pois é necessário contar com diversidade de sistemas para a proteção adequada.

Equipes envolvidas

Também é fundamental compreender o trabalho das equipes associadas aos processos de gerenciamento. Como a qualidade do serviço dependerá diretamente do monitoramento das equipes, é essencial estar atento aos profissionais da MSSP.

Conheça os serviços gerenciados da Yssy para segurança cibernética

A Yssy oferece soluções de serviços gerenciados para você poder implementar a segurança da informação na sua empresa adequadamente. Dessa maneira, não há necessidade de perder tempo com processos perdidos.

As soluções oferecidas também permitem que você implante um sistema com inteligência e processos estratégicos para sua empresa. MSSP é modernidade e segurança contra os ataques cibernéticos!

Com a implementação adequada, você não corre riscos e usufrui de uma empresa mssp gerenciadora para seu negócio. Contrate hoje mesmo!

Conclusão

Os serviços fazem toda a diferença no momento de proteger os sistemas da organização e torná-los reativos aos acidentes.

Na verdade, contar com uma empresa fornecedora desses serviços é excelente para a melhoria dessa atividade de proteção.

Isso porque as soluções permitem que as equipes não sejam sobrecarregadas no monitoramento de segurança.

Vale ressaltar também, como vimos, que as vantagens relacionadas à eficiência das ferramentas são essenciais para impedir os ataques e melhorar o processo. Sem isso, os investimentos podem ser desperdiçados com a má operação.

Evite este e outros problemas na segurança de sua organização contratando uma equipe fornecedora adequada! Com a Yssy, os processos podem ser muito melhor planejados e é possível desenvolver sua segurança. Conte conosco.

Você pode se interessar também por: Transformação Digital: pilares e como começar nas empresas