Os desafios de gerir organizações em tempos de COVID-19

A pandemia da COVID-19 colocou os governos e empresas diante de grandes desafios de saúde e humanitários. Mas, um movimento de pressão já havia se instalado nas empresas antes da pandemia para atuarem de forma mais responsável frente à sociedade e ao ambiente e a crise acelerou esse processo.

Ainda não se sabe os impactos financeiros que desencadearão ao redor do mundo oriundos da pandemia nos próximos anos,  o que provoca medo e incerteza. O principal desafio para os líderes das empresas é a excelência em gestão para conseguir atravessar esse momento sem precedentes.

O foco principal em tempo de crise deverá ser na atividade-fim para manter a empresa viva. Assim, manter o contato com os clientes é fundamental para garantir a fidelização dos clientes, como também medir os resultados por meio de indicadores claros para que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre a estratégia da empresa e caminhem na mesma direção. Outro aspecto importante é revisar as metas de venda e gastos, de acordo com a mudança de cenário. Os gastos deverão ser apenas os cruciais para a sobrevivência da empresa, como folha de pagamento, matéria-prima, softwares e serviços que geram vendas ou reduzem custos.

 

Foco nos resultados

O acompanhamento dos resultados para controlar os indicadores e ações é outro aspecto do sucesso para atravessar esse período. A gestão terá que concentrar o foco em resultados, pois dessa maneira a empresa terá uma enorme vantagem competitiva num cenário de recuperação econômica, pois a equipe bem gerenciada será capaz de antever o mercado e tomar decisões em função dos resultados obtidos frente a meta.

Diante do cenário de pandemia, as empresas tiveram que se adaptar ao novo modelo de trabalho e a maioria aderiu ao home office, com o principal objetivo de cuidar da saúde de seus colaboradores e a gestão efetiva de pessoas se tornou um aspecto difícil e que exige atenção. Mecanismos para cuidar da saúde física e mental de seus colaboradores também tiveram que ser desenvolvidos. 

Nesse novo modelo de trabalho virtual, a liderança tem que estar presente também no digital, com reuniões frequentes para entender o que precisa ser feito e identificar quais são as necessidades do time. O desafio é encontrar o equilíbrio entre os departamentos, dado que alguns atingiram maiores índices de produtividade com o trabalho remoto, enquanto outros, não se adaptaram.

As diversas consequências da pandemia e as mudanças abruptas provocaram a criação de novas formas de atuação e o Recursos Humanos precisou estar presente mais fortemente na rotina com cuidados e atenção às necessidades dos colaboradores e com a realização de eventos motivacionais.

A capacidade humana de adaptação em relação ao meio, incluindo o organizacional foi evidenciada, as pessoas descobriram talentos adormecidos e o isolamento social mostrou a capacidade humana de aprender de forma rápida.

Foi necessário expandir o olhar para além da execução e intensificar a necessidade de estimular a aprendizagem, com o cultivo de hábitos mais eficientes no trabalho, o que pode ser observado a partir de uso de ferramentas de conferência que permitiram reuniões mais coletivas. Muitas ferramentas já estavam disponíveis, mas a pandemia serviu como uma alavanca propulsora do processo de transformação digital.

Um dos resultados já observado com a experiência de isolamento social que a pandemia mostrou na rotina das empresas é que o conhecimento é um requisito imprescindível. E, para que as empresas sobrevivam a essa situação, precisarão adotar ações cautelosas para manter os investimentos na qualificação dos colaboradores com o objetivo de estarem conectadas à realidade- assim como buscar programas de comunicação, saúde emocional, acolhimento, liderança e uso de tecnologia.

 

O mercado da tecnologia na pandemia

Vários setores foram visivelmente atingidos pela pandemia. O mercado de tecnologia, nem sempre visível a todos, tem trazido inovações e avanços que mudaram completamente o modo de viver das pessoas e a forma de interação com o mundo digital. Ao longo dos meses, à medida que as necessidades foram aparecendo, as demandas foram sendo atendidas com processos mais ágeis e segurança no tráfego de dados. Aspectos de avanço rumo à automatização e inovação tecnológica.

Estamos vivenciando a combinação de processos de aprendizagem presencial e à distância e é pouco provável que haverá a migração para uma realidade apenas para os meios digitais, porque somos seres relacionais que precisamos de contato com o outro, e principalmente porque o aprendizado em grupo e a troca de experiências com os colegas de trabalho ajudam consideravelmente no crescimento profissional e pessoal.