Como funciona o Red Team para segurança ofensiva? [GUIA]

red team

Falar sobre cibersegurança abre um leque de oportunidades para as empresas adotarem e/ou considerar para proteger seus dados e informações digitais.

O que também permite a abordagem de termos relevantes sobre o assunto, como o red team.

E se você ainda não sabe o que é red team ou mesmo seus termos vizinhos — como blue team ou purple team —, siga com esta leitura!

Nos tópicos abaixo, vamos mostrar quais atribuições são definidas para essas equipes e a importância delas no desenvolvimento de um ambiente digital seguro!

Acompanhe, e aprenda o que significa red team e como ele pode promover a cibersegurança do seu empreendimento!

O que é “teaming” em segurança ofensiva?

Equipes definidas por cor, como a red tem ou blue team, desempenham papéis específicos na defesa e prevenção de cibernéticos.

Assim, quanto melhor alinhada estiver a sua estratégia contra diferentes fontes de origem, mais seguros estarão seus dados sensíveis, privilegiados e confidenciais.

Só que o mais interessante, nisso tudo, é como a metodologia se desenvolve.

Porque funciona como uma espécie de jogo, na qual uma equipe tenta de tudo para atacar o próprio sistema, enquanto a outra se defende com as melhores estratégias.

Daí, a importância da cor das respectivas equipes, permitindo avaliar a sua cibersegurança sob diferentes perspectivas.

Ainda vamos explicar melhor o que é red team e blue team, mas basicamente estamos falando de duas equipes formadas por profissionais e com responsabilidades distintas sendo:

  • equipe vermelha formada por especialistas em sistemas de ataque e invasão, visando a ofensividade contra sistemas de segurança;
  • equipe azul formada por especialistas de segurança defensiva, buscando manter a integridade e funcionalidade dos sistemas diante dos ataques e possíveis ameaças.

Então, uma equipe “ataca” enquanto a outra “defende” por meio de profissionais considerados “hackers éticos”.

E isso tem tudo para garantir mais confiabilidade, resistência e medidas preventivas para o seu negócio não se transformar em estatística de invasões cibernéticas.

red team security

Red Team

Falando especificamente sobre cada uma das equipes, vamos começar pelo red team.

Como destacamos no tópico anterior, os profissionais da equipe vermelha são especializados em realizar testes de ciberataque. São conhecidos como hackers éticos.

E, assim, por meio de testes e simulações de ataque, eles conseguem identificar e avaliar o sistema de defesa da empresa.

Algo fundamental, por exemplo, para identificar vulnerabilidades e reduzir os riscos de sucesso em tentativas futuras de ataque.

Sem falar que esse trabalho também permite a identificação de novas medidas de segurança de maneira preventiva.

Pois esses ataques em caráter de teste são ótimas maneiras de diagnosticar o tempo de resposta (e a eficácia dessa resposta) para todo tipo de ameaça virtual.

Entenda melhor com um exemplo que o red team pode desenvolver: um ataque de phishing aos próprios funcionários da empresa.

Assim, é possível também orientar os colaboradores sobre os riscos que eles mesmos estão correndo em suas rotinas de trabalho — e aprendem a eliminá-los, consequentemente.

Blue Team

Por sua vez, quando falamos em blue team estamos nos referindo justamente à equipe oposta: aquela que se defende dos ataques e simulações protagonizados pelo red team.

Até por isso, vemos esse exercício como um jogo entre red team x blue team.

Afinal de contas, a equipe azul tem a árdua missão de antecipar e prever as tentativas de ataque, ao mesmo passo que deve demonstrar agilidade, precisão e capacidade de proteção aos sistemas, como resposta.

Missão difícil, portanto, essa incumbida ao blue team. Contudo, é uma responsabilidade fundamental para garantir mais valor à cibersegurança da sua empresa.

Pois os ataques ensaiados ajudam a compreender o método de atuação de cada meio de invasão ou crime virtual.

Imagine, como exemplo, a rotina de treino de um time de futebol que conhece, profundamente, as táticas usadas pela equipe adversária.

Nesse sentido, o “blue team” do nosso exemplo é constantemente testado com base nas ações ofensivas do time rival.

E, com tempo, prática e organização por meio desse conhecimento prévio, sua segurança digital se torna mais forte e preparada para as tentativas de ataque.

Algumas das capacidades técnicas de um profissional em blue team e que só têm a agregar a esse trabalho são:

  • análises de risco;
  • análises de log;
  • auditorias de segurança;
  • testes DDoS;
  • desenvolvimento de cenários de risco.

Entre muitas outras possibilidades e cenários.

qual a função do blue team

Purple Team

Além das duas equipes citadas anteriormente, temos que perguntar: você sabe o que é um purple team?

Pois é, existe mais um elemento dessa aquarela ofensiva/defensiva focada em cibersegurança. E é a equipe roxa, mas não se trata, necessariamente, de um elemento distinto — e sim da união entre ambas as cores.

Isso porque, o purple team nada mais é do que o conceito de fazer o trabalho em equipe entre o red team e o blue team. Assim, obtém-se objetivos em comum para avaliar medidas preventivas e de defesa com excelência.

É exatamente o que falamos, acima, da tática de se espelhar nas estratégias do adversário, aprendê-las e descobrir como neutralizar cada uma delas.

Pois é inegável que, ao compreender qual é a função do blue team, você passa a testá-lo com muito mais direcionamento e aprimoramento contínuo das defesas do seu sistema.

Vale observar, ainda, que o uso do purple team serve como instrumento de aprendizagem para todos os envolvidos. Afinal de contas, o red team vai atacar de todas as formas e avaliar qualquer carência ou brecha nas tentativas de defesa do blue team.

Por sua vez, o blue team é enriquecido com fontes de informação múltiplas sobre a quantidade e qualidade das suas medidas de proteção.

Todos saem ganhando nesse tipo de estratégia, portanto. Por isso, na briga entre red team x blue team, opte por criar um só time — equilibrado em peso nas ações de ataque e de defesa.

Quando usar essa estratégia nas empresas?

Existem, é claro, diferentes objetivos e necessidades para optar pelo red team ou mesmo pelo blue team ou purple team.

Abaixo, vamos explorar alguns desses cenários para que você identifique eventuais utilizações para um ou mais desses times. Veja só!

Ao implementar um novo sistema de segurança

Mudou seu sistema de segurança com a promessa de que ele protegeria a sua rede, sistema, arquivos, dados e muito mais?

Que tal, então, colocá-lo à prova? O red team pode servir para isso, especificamente, simulando ataques a fim de avaliar a real qualidade desse sistema de segurança.

A melhor resposta, nesses casos, tem a ver com a ciência de que o sistema suporta todo tipo de ataque. Mas qualquer brecha diagnosticada também é uma valiosa lição, já que o ataque e/ou invasão bem-sucedidos ocorreram em caráter de teste ou simulação.

Quando ocorre uma violação ou ataque

Vítimas de violação de dados e outros tipos de ciberataques, no mundo corporativo, são mais comuns do que muita gente imagina. Por exemplo: especula-se que o custo contra crimes virtuais podia atingir US$ 6 trilhões, em 2021 — e chegar a US$ 10,5 trilhões até o ano de 2025.

Isso, por si só, deveria motivar você a se prevenir contra todo tipo de ameaça. Mas, caso isso já tenha acontecido, é hora de partir para a ofensiva/defensiva. 

E o red team pode ajudar.

Com base no diagnóstico dos ataques recebidos, o red team pode fazer novos testes a fim de certificar-se de que as suas medidas funcionam. E, se não funcionam, onde se escondem essas falhas e como a sua equipe pode fortalecê-la para impedir novas investidas.

Como rotina para cibersegurança

Acima, mencionamos a importância de se prevenir contra ataques. E por que não fazer isso com simulações de ataques?

O red team pode ser um diferencial e tanto para que, periodicamente, suas medidas de proteção sejam colocadas à prova.

E, assim, sua segurança cibernética permanece em alto grau de qualidade e sempre alinhada com as novas tendências em invasões e outros tipos de ataques virtuais.

Afinal de contas, os profissionais de red team se atualizam constantemente, e entendem como as principais práticas criminosas se desenvolvem em ambientes digitais.

red team vs blue team

Benefícios do “teaming” para cibersegurança

Talvez, você já tenha entendido quais são os benefícios do red team e do blue team, com tudo o que falamos até aqui.

Contudo, vale reforçá-los, especificamente, para que você consiga mensurar — realmente — o valor dessas equipes na cibersegurança do seu negócio.

Entenda quais são os benefícios de contar com red team e blue team nas suas rotinas de prevenção contra ataques virtuais!

Melhorias na detecção e resposta

Detecção (e prevenção) de problemas nos seus sistemas e meios de defesa. Algo que pode ser visto, inclusive, como mais amplitude aos benefícios já existentes no pentest, por exemplo. 

Afinal de contas, você conta com equipes de ataque (red team) e defesa (blue team) interagindo continuamente nesse modelo. 

O que se reflete no desenvolvimento gradual da sua capacidade de detecção e prevenção de problemas, além de promover precisão no tempo e nas medidas responsivas de defesa contra ataques.

Identificar vulnerabilidades

Com o red team e o blu team e m harmonia, você aprende, continuamente, sobre as novas táticas e procedimentos usados por hackers e outros criminosos digitais.

O que também gera uma preparação concreta contra tentativas reais de ataque. Isso tudo, por meio de testes seguros e que não ameaçam, realmente, a integridade do seu sistema e dados.

Sem falar que ajuda a estabelecer uma nova atitude de proatividade para a sua empresa.

Avaliar a eficácia da segurança

Não há meio melhor de testar sua equipe e ferramentas tecnológicas do que, simplesmente, testando-as, correto?

Pois então, use o red team e o blu team para avaliar o momento disso tudo e compreender, posteriormente, como melhorar esse índice de eficiência.

o que significa red team

Como a equipe Red Team atua? Entenda a metodologia

Vale a pena analisar, também, como funciona o método de atuação do red team. Ou seja: a metodologia usada para desenvolver um diagnóstico, catalogá-lo e oferecer à empresa o resultado dessa análise.

O que significa destacar as principais falhas e riscos e uma avaliação geral sobre o sistema testado.

Abaixo, destacamos essa metodologia em quatro etapas. Confira-as!

1. Reconhecimento e coleta de informações

A primeira etapa consiste, logicamente, na identificação do objetivo testado. Ou seja: o sistema que o red team vai avaliar com base em seus métodos e tentativas de ataque.

E, no que diz respeito à coleta de informações, é fundamental que os profissionais do red team tenham dados privilegiados de acesso para testar, de todas as formas, o que vai ser avaliado por esses especialistas.

2. Planejamento e mapeamento do ataque

Com os dados do sistema à mão, os especialistas do red team vão mapear os tipos de ataques que correspondem às necessidades e características do sistema sob análise.

Alguns fatores que podem ser levados em consideração, nessa etapa, são as configurações com baixa infraestrutura de proteção ou mesmo as fraquezas nas credenciais e privilégios de acesso dos seus funcionários.

Sem falar nos riscos em geral que o sistema pode sofrer.

3. Condução de ataques e Pentest

Hora de colocar na prática tudo o que foi mapeado e que pode ser feito, em questão de ciberataque, para colocar o seu sistema à prova.

4. Documentação em relatórios

Todos os resultados devem ser documentados em relatório para garantir legibilidade e compreensão do que foi diagnosticado.

E, consequentemente, do que deve ser feito para consertar eventuais falhas e garantir mais eficácia em futuras tentativas de ataque e/ou invasão ao seu sistema e dados.

Conclusão

Vimos, neste post, como o red team e o blue team podem convergir, em harmonia, e estabelecer um método de ataque contra defesa, em ambiente de teste, para promover a sua segurança cibernética.

E nós podemos ajudar, efetivamente, a qualificar continuamente as suas medidas de defesa contra a violação de dados e ataques virtuais de todo tipo!

Para isso, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba quais soluções da Yssy podem ajudar especificamente, nas necessidades e objetivos do seu empreendimento!