Controle de acesso e backbone óptico

Aqui no Brasil, atendemos uma rede de hipermercados francesa com presença em 33 países e mais de 300 mil colaboradores espalhados pelo mundo. No Brasil, a empresa tem quase 500 lojas distribuídas em 26 estados e 72 mil colaboradores, sendo o maior varejista alimentar do país. Tamanha estrutura exige uma matriz forte, com acesso em tempo real e controle do ambiente das lojas.

Case Carrefour

Foto Nathália Rosa | Unsplash

Entramos então com uma oferta de videomonitoramento em sistemas inteligentes de vídeo e acesso com a montagem de um kit segurança contendo 1 servidor, 9 câmeras e 1 encoder para todas as lojas hiper, super e bairro, onde monitoramos pontos de acesso e de estoque, interligando todas as lojas do grupo na matriz São Paulo. As câmeras funcionam de maneira inteligente e o encoder é o responsável por transformar câmeras analógicas em sinal digital. As lojas não têm acesso às imagens, que são enviadas diretamente para a matriz. Para lojas Express, Market e postos de gasolina, transformamos as câmeras analógicas em IP e a gravação de vídeo é remota. Junto a essa solução, interligamos também a central de incêndio no sistema. 

Um segundo projeto implementado para a rede de varejo, foi o backbone óptico da matriz. Desenhamos com o cliente a solução e topologia do cabeamento vertical e utilizando fibra óptica do fabricante Furukawa, interligamos com aproximadamente 5 km de fibra óptica, todas as salas técnicas (aprox. 17) com as salas centrais (Telcom I e Telcom II). Com esse novo cabeamento vertical o cliente passou de uma rede 1G para uma rede 10G, trazendo maior velocidade/agilidade no tráfego de dados de suas informações e modernizando sua estrutura para uma rede mais robusta e eficiente.

Nas lojas da rede (Hiper, Super, Express, Market, Postos de gasolina e nos Centros de Distribuição), atendemos as demandas de projetos e manutenção de todo o parque de cabeamento estruturado instalado no estado de São Paulo (aprox. 200 lojas), dessa forma, melhoramos continuamente a infraestrutura do cliente, fazendo com que a experiência de seus usuários com os serviços que utilizam a rede cabeada se tornem cada vez mais intuitiva e responsiva. 

Esse é um exemplo de atendimento amplo, em que identificamos mais de uma oportunidade e tecnologias que poderiam melhorar o ambiente corporativo e o negócio do cliente em todas as suas frentes.