Mas entendemos com maturidade que estamos vivendo um processo de transição e quebra de paradigmas onde as mulheres ainda precisam de abertura e colaboração do mercado de trabalho para ocuparem os espaços que deveriam ocupar.
Por isso, iniciamos uma série de ações efetivas com o objetivo de equalizar nosso ambiente de trabalho.
O primeiro passo foi conhecer de fato a nossa realidade através de uma pesquisa de clima organizacional onde pudemos não só quantificar os gêneros em nosso time, por área, como também captar alguns sentimentos das mulheres em relação a nossa empresa. Encarar esses números nos mostrou que precisávamos mudar.
Gênero (%)
Dezembro/2021
29% Feminino | 71% Masculino |
A partir dos resultados, entendemos que para discutir melhorias em quaisquer áreas, precisávamos de participação feminina efetiva. Usamos então, os números da pesquisa de clima organizacional para comprovar a necessidade de equiparar os times em termos de gênero. Criamos uma política de contratação com vagas exclusivas para mulheres, para que, num cenário equilibrado, possamos debater os próximos passos com a participação de cada uma delas a respeito da empresa como um todo e das suas áreas específicas. Em Carreiras, aqui no site, vocês podem ver que há anúncios de vagas exclusivas para mulheres.
Criamos uma política antiassédio, um canal externo para denúncias, trabalhamos com conscientização diária do nosso time e fechamos benefícios com apoio jurídico, financeiro e psicológico caso necessário. Percebemos algumas atitudes normalizadas que deveriam mudar. Abrimos diálogos com os gestores e tornamos possível o reporte de processos desagradáveis nos aspectos de gênero dentro da companhia. Mais do que tê-las, queremos que elas se sintam bem com a gente.
Após as políticas iniciais e as primeiras iniciativas, decidimos continuar promovendo uma mudança estrutural e de cultura profundas na Yssy. Com isso, criamos um comitê que debate diversidade com foco em empoderamento feminino, onde elas conversam entre si sobre melhorias nos benefícios, processos, oportunidades e até mesmo definem pequenas ações cotidianas de celebração. Quer ver um exemplo? Era comum o Dia 8 de Março ser celebrado de maneira errada, favorecendo um discurso estereotipado da mulher. Em 2020, nós compartilhamos uma mensagem forte, que só poderia ter sido escrita por outra mulher e demos de presente, livros de grandes autoras consideradas símbolos do feminismo. A partir daí, percebemos que nos pequenos e nos grandes detalhes, elas podem construir um ambiente melhor para si mesmas, com todo o apoio da empresa, é claro.
Confira o passo a passo da transformação feminina dentro da nossa companha, através das primeiras ações implementadas pelo Comitê de Empoderamento da Yssy.
Ação voltada para educar, informar e contar a história escrita por elas. Dentro e fora de nossa companhia. Preparamos materiais voltados para a exaltação da trajetória feminina no mercado de trabalho e compartilhamos internamente como uma maneira de fortalecer o espírito de união e coragem da comunidade.
Iniciativa para organizar uma frente interna que possa debater e trazer ações de melhorias diárias e de macro transformação da companhia, que visa ser o melhor ambiente para o desenvolvimento feminino. A primeira edição ocorreu dia 15 de junho de 2020 e contou com a participação remota de cerca de 80% do quadro feminino da Yssy. Dessas reuniões surgem ainda pesquisas sigilosas onde cada funcionária pode opinar com discrição sobre como se sente em relação à empresa.
Portal onde são divulgadas as pesquisas e onde publicamos as atas e apresentações utilizadas nas reuniões, como forma de registrar nossos avanços e discussões. Políticas voltadas para mulheres, mães e pais, foram pauta de algumas das nossas conversas, levando a questão para a diretoria. Tem sido revigorante fazer parte de um movimento transformador com tanta abertura.
FALE CONOSCO
↑