A Yssy por elas

Na Yssy acreditamos que o lugar da mulher deve ser respeitado – e esse lugar é onde ela quiser e puder alcançar na carreira.

Quem define onde uma mulher pode chegar?

Na Yssy, ela mesma.

Mas entendemos com maturidade que estamos vivendo um processo de transição e quebra de paradigmas onde as mulheres ainda precisam de abertura e colaboração do mercado de trabalho para ocuparem os espaços que deveriam ocupar.

Por isso, iniciamos uma série de ações efetivas com o objetivo de equalizar nosso ambiente de trabalho.

Entendendo a participação da mulher na Yssy

O primeiro passo foi conhecer de fato a nossa realidade através de uma pesquisa de clima organizacional onde pudemos não só quantificar os gêneros em nosso time, por área, como também captar alguns sentimentos das mulheres em relação a nossa empresa. Encarar esses números nos mostrou que precisávamos mudar.

Gênero (%)


Dezembro/2019

22% Feminino 78% Masculino

Abrindo espaços

A partir dos resultados, entendemos que para discutir melhorias em quaisquer áreas, precisávamos de participação feminina efetiva. Usamos então, os números da pesquisa de clima organizacional para comprovar a necessidade de equiparar os times em termos de gênero. Criamos uma política de contratação com vagas exclusivas para mulheres, para que, num cenário equilibrado, possamos debater os próximos passos com a participação de cada uma delas a respeito da empresa como um todo e das suas áreas específicas. Em Carreiras, aqui no site, vocês podem ver que há anúncios de vagas exclusivas para mulheres.

Mais do que tê-las, devemos protegê-las e promovê-las

Criamos uma política antiassédio, um canal externo para denúncias, trabalhamos com conscientização diária do nosso time e fechamos benefícios com apoio jurídico, financeiro e psicológico caso necessário. Percebemos algumas atitudes normalizadas que deveriam mudar. Abrimos diálogos com os gestores e tornamos possível o reporte de processos desagradáveis nos aspectos de gênero dentro da companhia. Mais do que tê-las, queremos que elas se sintam bem com a gente.

Elas debatem, elas agem, elas decidem

Time Feminino Yssy

Após as políticas iniciais e as primeiras iniciativas, decidimos continuar promovendo uma mudança estrutural e de cultura profundas na Yssy. Com isso, criamos um comitê que debate diversidade com foco em empoderamento feminino, onde elas conversam entre si sobre melhorias nos benefícios, processos, oportunidades e até mesmo definem pequenas ações cotidianas de celebração. Quer ver um exemplo? Era comum o Dia 8 de Março ser celebrado de maneira errada, favorecendo um discurso estereotipado da mulher. Em 2020, nós compartilhamos uma mensagem forte, que só poderia ter sido escrita por outra mulher e demos de presente, livros de grandes autoras consideradas símbolos do feminismo. A partir daí, percebemos que nos pequenos e nos grandes detalhes, elas podem construir um ambiente melhor para si mesmas, com todo o apoio da empresa, é claro.

Ações

Confira o passo a passo da transformação feminina dentro da nossa companha, através das primeiras ações implementadas pelo Comitê de Empoderamento da Yssy.

Cartilha para Mulheres

Ação voltada para educar, informar e contar a história escrita por elas. Dentro e fora de nossa companhia. Preparamos materiais voltados para a exaltação da trajetória feminina no mercado de trabalho e compartilhamos internamente como uma maneira de fortalecer o espírito de união e coragem da comunidade.

Reuniões Periódicas

Iniciativa para organizar uma frente interna que possa debater e trazer ações de melhorias diárias e de macro transformação da companhia, que visa ser o melhor ambiente para o desenvolvimento feminino. A primeira edição ocorreu dia 15 de junho de 2020 e contou com a participação remota de cerca de 80% do quadro feminino da Yssy. Dessas reuniões surgem ainda pesquisas sigilosas onde cada funcionária pode opinar com discrição sobre como se sente em relação à empresa.

Canal das Mulheres

Portal onde são divulgadas as pesquisas e onde publicamos as atas e apresentações utilizadas nas reuniões, como forma de registrar nossos avanços e discussões. Políticas voltadas para mulheres, mães e pais, foram pauta de algumas das nossas conversas, levando a questão para a diretoria. Tem sido revigorante fazer parte de um movimento transformador com tanta abertura.


Deixe a Yssy fazer parte do seu dia a dia

Acompanhe as novidades da Yssy relacionadas à tecnologia, telecomunicações, gestão, ensino e desenvolvimento sustentável. Clique aqui!