O que é sandbox na segurança cibernética e como funciona?
Segurança digital é assunto obrigatório de discussão nas empresas, hoje e em dia. O prejuízo médio de ataques cibernéticos giram em torno de US$ 3,6 bilhões para as empresas. E se você ainda não sabe o que é sandbox, recomendamos esta leitura até o fim para evitar fazer parte dessa estatística terrível.
Afinal de contas, um sandbox virtual cria um ambiente seguro para que aplicativos e softwares suspeitos rodem sem interferir no seu sistema operacional.
É, portanto, um meio camada extra de proteção para o seu negócio. Especialmente, levando em consideração que mais da metade da população global já usa a internet.
Trata-se de um caminho sem volta. Por isso, neste post, vamos explicar para você o que é sandbox e para que serve esse sistema de segurança digital!
O que é sandbox na segurança computacional?
Para quem ainda não sabe o que é uma sandbox, um conceito resumido: trata-se de uma réplica do sistema operacional de um computador. Por meio dela, você pode fazer testes sem comprometer os seus dispositivos e a rede.
Sem ter acesso à sua área de trabalho real, o ambiente sandbox opera de maneira isolada. E isso é determinante para aumentar sua segurança cibernética em múltiplas frentes.
Por exemplo: você pode executar um aplicativo desconhecido e/ou suspeito na sandbox. Uma maneira simplificada — e eficiente — de testar o comportamento desse aplicativo.
Caso seja uma tentativa de violação de dados, e não um programa idôneo, saiba agora o que é sandbox: ele não permite que sua rede e sistema sejam afetados. Afinal, ele rodou esse aplicativo isoladamente, no ambiente replicado criado pelo próprio sandbox.
Ambiente Sandbox
“Sandbox” é um termo em inglês que significa “caixa de areia” em uma tradução literal. Aqui, aprendemos o que é sandbox a partir de uma comparação de representatividade de um local de observação de comportamentos diversos.
Um playground digital para observar o comportamento de aplicativos para observar diferentes comportamentos e toda espécie de violação — malwares, aplicações e ransomwares, entre outros.
Assim, um ambiente sandbox é simplesmente um espaço virtual independente que serve para a realização de testes com mais segurança.
Sandbox em firewalls
Por sua vez, sandbox em firewalls atuam de maneira complementar ao modelo citado acima. Aqui, você pode perceber o que é sandbox por meio de uma utilização de detecção de ameaças desconhecidas.
Quer dizer: ameaças virtuais passam pelo filtro do sandbox, o que coloca sob análise aplicativos, arquivos e softwares. Normalmente, esse tipo de utilização captura ameaças realmente diferenciadas e que, costumeiramente, tendem a driblar sistemas de segurança.
Como funciona o mecanismo de segurança da sandbox?
Agora que já vimos o que é sandbox, hora de entender como a tecnologia atua em favor da sua segurança digital.
Após criada uma conta na sandbox de sua preferência, seus desenvolvedores podem criar uma cópia de tudo aquilo que eles desejam trabalhar e executar testes.
Em seguida, a aplicação começa a funcionar igualzinho seria se fosse o ambiente original. Como destacamos, trata-se de uma réplica concentrada em uma área isolada, especialmente desenvolvida para os testes.
Quando todos esses experimentos tiverem sido realizados, os desenvolvedores podem fazer as modificações desejadas no ambiente original.
Benefícios do uso de sandbox nas empresas
Quando observamos as possibilidades de utilização de uma sandbox, fica claro que a transformação digital deu um salto de qualidade com essa tecnologia.
Principalmente, porque a sandbox funciona como uma camada extra de proteção e um auxiliar de valor para aumentar sua segurança digital.
Ainda assim, vale a pena mostrar que, ao aprender o que é sandbox e como usá-la na sua empresa, os benefícios são evidentes. E impactantes para o crescimento de qualquer empresa. Confira, abaixo, os principais benefícios dessa solução em um empreendimento!
1. Segurança
Benefício inegável, a segurança se destaca ao implementar uma sandbox em seu sistema.
E de duas formas: preventiva e de combate a possíveis ameaças. Primeiro, por conta da criação do ambiente de testes para rodar aplicativos e outros softwares.
Mas, também, porque a sandbox firewall funciona como um poderoso meio de detecção de ameaças. Além disso, você pode usar a solução para simular acessos básicos. Dessa maneira, fica fácil identificar quais programas estão tendo comportamentos suspeitos (como uma tentativa de alterar informações).
Daí, a versatilidade e eficiência da sandbox em servir como um impactante instrumento de segurança.
2. Detecção de ameaças
Como dito acima, a detecção de ameaças está entre os recursos e benefícios de um ambiente sandbox. Isso pode ocorrer:
- quando tentamos abrir arquivos suspeitos;
- ao executarmos programas não confiáveis;
- ao baixar URLs.
Essas ações são protegidas pela sandbox quando você simula os processos no seu ambiente seguro. Tudo isso, de maneira descomplicada e conveniente para evitar surpresas desagradáveis.
Considerando que o mundo digital está cada vez mais suscetível contra aplicativos, links e downloads de todos os tipos e objetivos, a sandbox é uma ferramenta a mais para detectar eventuais riscos à integridade dos seus sistemas e a própria rede da sua empresa.
3. Proteção da rede
Por falar em redes corporativas, vimos que a sandbox tem tudo para ser uma grande aliada de todo o sistema digital das empresas.
Uma camada extra de segurança não faz mal a nenhum empreendimento. E a solução, aqui, pode ser de grande valia para impedir a passagem e ações maliciosas de códigos mal-intencionados, por exemplo. Isso, é claro, a partir do uso preventivo do ambiente simulado a partir da tecnologia da sandbox.
Inclusive, vale observar que a sandbox é uma solução na nuvem. Assim, é importante observar que as atualizações constantes da sua solução trazem mais e mais opções de proteção contra agentes maliciosos já populares e também as novidades em crimes virtuais.
4. Ganho de tempo
Um benefício que vai além da importante atividade de segurança digital: ganho de tempo.A sandbox pode ser considerada para que seus desenvolvedores experimentem modificações sem interferir na solução real que está sendo testada.
Como resultado, isso não interfere na experiência dos seus usuários e agiliza o tempo de resposta dos seus desenvolvedores para todo tipo de questão.
5. Mais liberdade para seus desenvolvedores
Este benefício serve mais como um complemento ao citado anteriormente. Afinal, os desenvolvedores ganham um ambiente seguro para testes.
Algo que agrega em criatividade, eficiência operacional, tempo e resultados para toda a equipe. Além disso, não existe uma pressão tão expressiva quando os testes e ajustes são feitos, primeiro, em uma área de testes. Diferentemente, por exemplo, de fazer testes no próprio sistema, podendo causar prejuízos e danos exponenciais à empresa e também no seu público-alvo.
Como uma solução de sandbox é usada em empresas?
Com base nos benefícios acima, deve ter dado para entender melhor o que é sandbox e como as empresas utilizam essa solução, certo?
Vale, contudo, reforçar como a sandbox é implementada. Pois, assim, você pode se inspirar e replicar as melhores práticas dessa solução na específica rotina da sua organização.
Então, vamos lá? Normalmente, a sandbox pode ser usada para a condução de testes de ajustes, modificações e inovações em suas páginas. Ao testar à exaustão as mudanças, evita-se (ou, pelo menos reduz-se) a quantidade de erros.
O combate às ameaças digitais — como a violação de dados — também é outra forma de utilização da sandbox. Algo que, por meio da réplica do ambiente onde vai ser rodado um aplicativo ou software desconhecido, promove meios de identificar possíveis ameaças.
Uma consequência direta disso é a redução de problemas na sua área de TI. Afinal de contas, seus desenvolvedores podem criar ambientes seguros para, basicamente, todo tipo de função. Isso vai desde a identificação de problemas à correção e implementação de novas funcionalidades em seu sistema.
Novamente, aprender sobre o que é sandbox cria um leque amplo e diversificado de possibilidades. Tudo isso pode se converter também em manter (e aumentar) o nível de excelência das suas soluções.
Seus programas e sites, quando testados sob as piores condições adversas, se tornam mais blindados contra ameaças. E isso só tem a proporcionar mais valor à sua empresa, como um todo, e à sua reputação no mercado.
Quais são os tipos de sandbox?
Empresas de todos os portes e segmentos de atuação podem se beneficiar da sandbox. Desde as pequenas e médias empresas (PMEs) às multinacionais, existe ao menos uma forma de utilização (e benefício) dessa tecnologia.
Inclusive, no que diz respeito à adaptabilidade da sandbox. Afinal de contas, a solução é desenvolvida e disponibilizada em dois tipos, principalmente. E, abaixo, vamos explorar os recursos e características deles!
Sandbox em nuvem
Softwares baseados em nuvem estão em alta popularidade no mercado. Afinal, eles trazem mobilidade e liberdade às empresas, que podem manter seus negócios em funcionamento de qualquer lugar, a qualquer hora.
Com a sandbox em nuvem, não é diferente. Os benefícios da computação em nuvem se revelam aqui, como qualquer outra tecnologia na nuvem: solução econômica, sem a necessidade de manutenção ou atualização e uma infraestrutura toda móvel.
Sandbox em dispositivos
Por sua vez, a estrutura de sandbox pode ser considerada, também, mas carrega algumas particularidades que a sandbox na nuvem possui.
Alguns exemplos:
- o sandbox em dispositivo necessita de servidores localizados;
- nenhuma capacidade de teste em um espaço virtual;
- não conta com a possibilidade de realizar a inspeção de tráfego SSL (o que pode aumentar o risco de ameaças pela web ultrapassarem a segurança da sua sandbox em dispositivo);
- necessidade de manutenção da sua estrutura física.
São formas de comparação e que servem para analisar, caso a caso, qual é a forma mais adequada para as características da sua empresa.
O que nos leva diretamente ao próximo tópico…
E por qual tipo optar para sua empresa?
Em geral, o sandbox em nuvem é o modelo ideal para empresas de todos os segmentos e portes.
Só que, especialmente, para aquelas que já aderiram ao home office (integral ou parcialmente). Afinal de contas, a mobilidade da organização é maior do que uma cuja estrutura é inteiramente fechada em um escritório, por exemplo.
Além disso, a sandbox em nuvem é mais escalável naturalmente. Isso porque ela é adaptável por natureza, e uma simples atualização pode resolver as suas novas necessidades.
Novamente, é uma característica no geral. Todo tipo de solução pode atender melhor a empresa conforme suas necessidades e objetivos. Mas ao levar em conta a tendência definitiva que se tornou as soluções na nuvem, é de se considerar que a sandbox nesses moldes tem tudo para figurar como a principal solução em médio prazo, pelo menos.
O que avaliar ao escolher um software de sandbox?
Ao procurar pela melhor solução de sandbox, considere alguns fatores em suas análises. São pontos que nós, da Yssy, acreditamos ser fundamentais para promover sua segurança da informação e, ainda, agregar valor ao trabalho dos seus desenvolvedores.
Confira o que avaliar ao escolher um software de sandbox:
- análise de uma ampla variedade de agentes maliciosos;
- avaliação de vulnerabilidades de websites e outros agentes na web;
- análises mais precisas, evitando falsos positivos e avaliações demoradas;
- combinação de emulação e virtualização, para ter mais opções de trabalho;.
- atualizações alinhadas com o mercado tecnológico (em tendências e para o curto, médio e longo prazo);
- inteligência de dados otimizada.
E se você nos acompanhou até aqui, entendeu o que é sandbox e o que a tecnologia pode fazer pela sua empresa, também vai descobrir o que podemos fazer para ajudar!
Como a Yssy auxilia sua empresa a encontrar a solução ideal?
Especialista em segurança da informação e parceira de empresas em busca de soluções cibernéticas eficientes, a Yssy sabe muito bem o que é sandbox!
Justamente por isso, conseguimos oferecer versatilidade tecnológica com amplitude no raio de alcance dessas ferramentas. Confira, abaixo, como podemos agregar à sua proteção digital de maneira focada e personalizada nas suas características e necessidades:
- correlação de Eventos de Segurança (SIEM e UEBA);
- gestão de Identidades e Acessos;
- gestão de Políticas de Segurança de Rede;
- consultoria para LGPD – Privacidade e Proteção de Dados;
- segurança de Aplicação;
- segurança de Infraestrutura de Redes;
- SOC – Monitoração e Resposta à Incidentes.
Dê um salto de qualidade no desenvolvimento da sua empresa e encontre a solução ideal para as suas demandas com a Yssy! É só acessar a nossa página de Segurança Cibernética!