EDR e XDR: tudo sobre essas soluções de segurança!

edr

Falando em cibersegurança, o EDR tem se apresentado como uma solução emergente para explorar, de maneira constante, os sistemas de defesa de toda a sua empresa.

E por falar nisso, você sabe o que é EDR ou ainda não se familiarizou com a tecnologia e esse tipo de solução?

Independentemente da sua resposta, convidamos você a seguir com a leitura deste post. Fizemos um post completo que fala não apenas sobre o EDR e a sua segurança digital, como vamos explorar outros conceitos.

Por exemplo: a diferença entre EDR e XDR — outra solução que também vamos detalhar nos tópicos abaixo.

Boa leitura!

O que é EDR (Endpoint Detection and Response)?

EDR — sigla para Endpoint Detection e Response — é uma abordagem estratégica que visa monitorar endpoints em tempo real. E, com isso, ser proativo na busca por ameaças reais que visam infiltrar-se nos seus sistemas de defesa. 

Hoje em dia, muitos especialistas em tecnologia têm falado em EDR e XDR porque ambas as soluções se antecipam aos problemas.

E, consequentemente, trabalham incessantemente para entender o que está acontecendo nos seus terminais.

Por exemplo: dá para ter uma boa ideia do que é EDR ao descobrir uma de suas principais funções, que é um relatório detalhado de tentativas de invasão ao seu sistema.

Com os serviços EDR ativos, você descobre não apenas a identificação da tentativa de invasão, como:

  • o caminho do ataque;
  • detalhes do incidente.

Outro destaque é a capacidade de registro e arquivamento desses comportamentos maliciosos. Assim, a EDR cruza dados e faz análises inteligentes para bloquear futuras tentativas e também prevenir-se de ações similares.

o que é edr

A importância do EDR nas empresas

Hoje em dia, um sistema pode ter muitos endpoints. Fica mais difícil, consequentemente, proteger-se contra essas tentativas de ações maliciosas por hackers e outros criminosos virtuais.

E o EDR é, justamente, um meio para cobrir esse gargalo e carência em segurança cibernética para o seu negócio.

Ao analisar e aprender como defender seus endpoints, sua empresa evita tentativas de invasão através dos dispositivos endpoint. 

Além disso, toda organização deveria se cuidar, atualmente, com relação à sua segurança digital. Afinal de contas, qualquer tentativa de invasão bem-sucedida tem um potencial grave de prejuízos a uma empresa.

Por exemplo: ataques cibernéticos focados no roubo de informações confidenciais (como dados de usuários) podem criar uma mancha difícil de remover, depois, na sua reputação.

Sem falar nos prejuízos financeiros que podem ocorrer após esse vazamento de informações sensíveis. Daí, o uso impactante do EDR, que permite:

  • integrar a outras soluções e, assim, fortalecer a segurança cibernética do seu negócio;
  • aprender sobre as tentativas de invasão mais populares e, assim, identificar as respostas mais eficientes em intervalos de tempo cada vez menores;
  • visualizar um panorama geral dos seus endpoints (que se tornaram portas de entrada para diversas tentativas de ataques virtuais, como ransomwares);
  • construir uma base de inteligência de dados continuamente inteligente e alinhada às tendências;
  • compilar, analisar e cruzar informações para qualificar ainda mais a sua tomada de decisão.

Importante destacar, ainda, que o EDR é o tipo de solução que agrega em proatividade. Com isso, você deixa de ser reativo aos ciberataques e assume uma postura proativa de defesa e proteção dos seus sistemas e terminais.

Como funciona a detecção e resposta de endpoint?

Basicamente, a tecnologia EDR faz uso de algoritmos avançados para monitorar (e fazer análises constantes) de usuários individuais que trafegam através do seu sistema.

Dessa maneira, vão sendo criados registros de “lembranças” dessas atividades, conectando-as a fim de identificar, rapidamente, comportamentos suspeitos.

Quando uma atividade maliciosa (ou suspeita) é identificada, alarmes são acionados e o EDR começa a trabalhar para investigar se:

  • as suspeitas são falsas;
  • as suspeitas se confirmam;
  • ocorreu um falso positivo. 

Como você deve imaginar, isso tudo se converte em novos dados e aprendizagem para o EDR atuar e obter uma performance melhor nas próximas vezes.

E nos casos em que o sistema acerta em suas suspeitas, o cliente recebe uma notificação. Em seguida, um plano de ação é disponibilizado.

Funcionalidades de soluções de segurança de EDR

Além do resumo que exploramos acima sobre o que é EDR e a sua importância para qualquer empresa, podemos falar dos seus recursos.

Assim, as vantagens em contar com esse sistema de segurança cibernética se apresentam com ainda mais evidência.

Confira, abaixo, as funcionalidades de soluções de segurança de EDR!

Detecção de ameaças furtivas

Como destacamos, atividades maliciosas ou suspeitas são constantemente monitoradas pelo algoritmo de aprendizado do EDR.

Isso faz com que os eventos sejam analisados de modo ininterrupto, permitindo agilidade e precisão na detecção de ameaças ou riscos em potencial à segurança dos seus endpoints.

Integração com soluções de Inteligência de Ameaças

A possibilidade de integrar o EDR Com outras soluções de inteligência de ameaças proporciona um tempo de resposta menor contra ameaças.

Além de se tornar continuamente mais preciso e ágil na detecção de invasões ou atividades suspeitas.

Como destacamos anteriormente, isso tudo se caracteriza em uma solução proativa contra ataques cibernéticos.

E é uma maneira impactante para construir uma sólida rede de defesa para a sua empresa e torná-la mais preparada contra atividades suspeitas ou de fato maliciosas.

Visibilidade histórica e em tempo real

A inteligência de dados que compõe a estrutura do EDR faz com que você tenha acesso a um panorama histórico e em tempo real sobre o que acontece em seus terminais.

Isso acontece porque toda atividade é não apenas monitorada, mas gravada nessa inteligência de dados. E aí fica mais fácil ter uma visibilidade ampla e proativa para compreender o que está acontecendo no tráfego digital de sua empresa.

O resultado disso, inclusive, é benéfico em múltiplas fontes. Com o EDR, você passa a ter acesso a: 

  • endereços locais e externos com os quais os usuários estão conectados;
  • todas as contas que logaram direta ou remotamente;
  • um sumário de mudanças nas chaves ASP e processos executados;
  • relatórios detalhados sobre atividades digitais em seus sistemas, como solicitações de DNS, tentativas de conexão e uso dos terminais;
  • criação de arquivos — incluindo os compactados, como ZIP e RAR.

Essa visualização completa permite que você adquira vantagem competitiva contra ataques cibernéticos.

Especialmente, porque sua ferramenta analisa e visualiza as tentativas suspeitas de invasão à medida que elas acontecem. E aprende rapidamente com isso.

Agilidade em investigações

Tempo é, literalmente, dinheiro no que diz respeito à sua cibersegurança. Quanto mais ágil e efetiva for a investigação do seu EDR, menos riscos você corre.

E, consequentemente, menos prejuízos surgem no seu horizonte imediato.

Algo que é possibilitado porque, como já mencionado, o EDR aprende, integra, registra e analisa o tempo inteiro.

Sua capacidade de aprendizagem é invejável, fazendo com que as ações suspeitas sejam rapidamente analisadas. Bem como as conclusões são feitas com agilidade, minimizando os riscos contra seus sistemas.

Possibilita respostas rápidas e assertivas

Essa é uma funcionalidade complementar à comentada cima. Um exemplo disso é que, mediante uma ação suspeita detectada, o EDR consegue isolar esse terminal que se tornou um alvo, possivelmente, favorecendo a decisão mais rápida e assertiva para a situação.

Além disso, ações podem ser limitadas, nesses terminais afetados, o que não torna você refém da situação, mas ciente de quais são os riscos em torno das atividades permitidas no sistema a partir dessa contenção.

O que avaliar em uma solução de EDR?

qual melhor edr

Quando falamos em segurança da informação, estamos falando de um organismo dinâmico e em constante transformação. 

O que favorece, mais uma vez, o uso do EDR, que aprende constantemente com as invasões clássicas e também as atuais tendências em ataques cibernéticos.

Só que isso não é suficiente. Ao buscar uma solução de EDR, certifique-se de que o produto tenha algumas características específicas, como:

  • tempo de resposta para investigar e encaminhar um diagnóstico aos responsáveis pela segurança digital da empresa;
  • visibilidade dos terminais, permitindo uma tomada de decisão isolada e ágil sobre qualquer comportamento suspeito detectado;
  • banco de dados de ameaças, pois isso é um diferencial e tanto para garantir que o seu EDR vai estar em constante atualização e alinhamento contra os principais ataques cibernéticos;
  • variedade na proteção por meio de diferentes comportamentos suspeitos;
  • inteligência de dados que favoreça não apenas a ameaça, mas detalhes dessa atividade suspeita. Isso tudo só qualifica mais as futuras decisões e análises do seu EDR.

Viu como existem diversos aspectos a serem considerados antes de escolher uma solução de EDR? 

E XDR (Extended detection and response), o que é?

xdr

Além do EDR, consideramos fundamental que você saiba o que é XDR nesse mesmo contexto de segurança digital.

Afinal, a sigla — que resume o conceito de Extended detection and response — tem a ver com a possibilidade de coletar ameaças em um banco de dados. 

E, assim, fica ainda mais fácil e eficiente fazer uma análise de atividades suspeitas.

Funcionamento de uma solução de XDR

Basicamente, o XDR se conecta a um banco de dados para que eles trabalhem de maneira combinada e integrada.

Isso favorece a redução no tempo de análise e de resposta identificados pelo sistema para combater uma tentativa de invasão ou comportamento suspeito.

E como isso funciona? Veja um passo a passo a seguir:

  • o XDR ingere e digere o volume de informações coletadas nos terminais e outras fontes, como a nuvem, e-mails, tráfego on-line etc.;
  • o sistema detecta e compara os dados para que, automaticamente, as ameaças sejam identificadas por meio de duas tecnologias: Inteligência Artificial e Machine Learning;
  • a resposta é classificada dentro de uma base de prioridades e ações específicas, garantindo não só um diagnóstico rápido, mas um plano de ação também.

Quais são os benefícios do XDR?

Ao comparar EDR e XDR, muita gente considera o Extended Detection and Response como uma evolução do primeiro.

Isso porque, o XDR carrega mais capacidade de integração, análises cruzadas e avaliação de dados, o que permite a essa solução:

  • converter rapidamente ameaças ou suspeitas em alertas, para que ações sejam efetivamente velozes;
  • fornece um leque maior de opções de resposta aos incidentes ou tentativas suspeitas de invasão;
  • amplia as possibilidades de resolução, apontando também rede e terminais;
  • oferece recursos automatizados para algumas tarefas repetitivas.

Com isso, o XDR trabalha melhor com as funções do SOC quando vítimas de comportamentos suspeitos.

O que confere mais poder de detecção de ameaças, recomendações de ações visando cada tipo de comportamento suspeito, e valorização dos seus sistemas de cibersegurança.

Funcionalidades de soluções XDR

Você adquire, com o XDR, uma visão mais holística das ameaças em torno dos seus sistemas — e de todo o cenário tecnológico. 

Com velocidade e amplas possibilidades de integração, o XDR trabalha com informações em tempo real para fornecer resultados melhores e ágeis.

Isso tudo, com a promessa de integrar mais e mais soluções em uma só plataforma.

Até por isso, o XDR é considerado um sucessor do EDR, á que é cada vez mais visto como uma ferramenta primária de resposta a esses comportamentos suspeitos e incidentes.

Comparativo entre EDR e XDR

o que é xdr

Como destacamos, existem diferenças entre EDR e XDR. Entenda melhor, a seguir!

Diferenças entre as soluções

EDR e XDR são similares nos aspectos de oferecer abordagem preventiva contra comportamentos suspeitos.

Ambas soluções são ágeis, no tempo de resposta contra ameaças e têm funcionalidades proativas para caçar essas atividades maliciosas ou potencialmente suspeitas.

Contudo, XDR tem uma perspectiva mais ampla, uma vez que o EDR se limita às ações nos endpoints do sistema.

Além disso, o XDR tem sido avaliado como um potencial aliado para integrar soluções — mesmo que o EDR providencie uma solução similar.

Como escolher a ideal para sua empresa

A solução ideal para a sua empresa tem a ver com aquilo que pode melhor se adaptar à realidade do seu negócio e às suas necessidades de cibersegurança.

Cada vez mais, as soluções tecnológicas permitem alto potencial de personalização. E com o EDR ou XDR, você aprende, continuamente, sobre as potenciais ameaças ao seu negócio.

Conhecendo as características da sua empresa e as melhores soluções dentro desses aspectos, você pode realizar parcerias impactantes para proteger a sua marca.

Conclusão

E aí, deu para entender, agora, o que é EDR e também o que é XDR? Tudo começa com uma necessidade emergencial de proteger os seus terminais (EDR), mas evolui para outras fontes, proporcionando uma ação preventiva e proativa de maneira similar.

Está à procura de auxílio especializado nesse sentido? A Yssy é especialista em segurança cibernética. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas para que possamos desenhar, juntos, a melhor solução para a sua empresa!